
REVISTA MINERVA
Mais do que uma revista, a Minerva é o primeiro passo de um conjunto articulado de iniciativas voltadas à comunicação pública da ciência. Coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), o Projeto Minerva consistirá em uma publicação impressa, com uma tiragem de 2,5 mil exemplares, uma versão digital e a versão infantil: Minervinha. Além disso, contará também com um portal, um banco de fontes de pesquisadores da UFRJ, um podcast, redes sociais integradas, programas de formação em comunicação científica e um sistema de monitoramento da imagem institucional.
Símbolo da UFRJ desde 1925, a deusa greco-romana Minerva inspira o nome e o propósito da publicação: revelar a Universidade em toda a sua magnitude — dos laboratórios às salas de aula, das engenharias às artes, do Fundão a Macaé. Inspirada em experiências como a Revista Darcy, da Universidade de Brasília (UnB), a Minerva pretende fortalecer o sentimento de pertencimento entre os pesquisadores e abrir as portas da ciência para a sociedade.
Com 60 páginas coloridas e periodicidade bimestral, a revista apresenta reportagens que traduzem a linguagem acadêmica em narrativas acessíveis, contextualizadas e visualmente atraentes, com fotos, infográficos e boxes explicativos.
O primeiro número traz uma reportagem especial sobre a relação entre a deusa Minerva e a história da Universidade, além de matérias que exemplificam a diversidade da pesquisa feita na UFRJ: a descoberta de uma proteína capaz de regenerar tecidos nervosos e restaurar movimentos em pacientes com lesões medulares; estudos jurídicos sobre direitos humanos de mulheres encarceradas; pesquisas do Museu Nacional sobre dinossauros e um biodetergente inovador desenvolvido no Instituto de Química para combater a poluição dos mares e o mosquito da dengue.
Na edição de estreia, a revista também revela o trabalho de resgate do acervo de um maestro compositor brasileiro, exemplo de como ciência e arte dialogam dentro da Universidade.
Link para a primeira edição da Revista Minerva: https://redeminerva.pr2.ufrj.br
Trecho retirado da matéria do portal da UFRJ:














