Andrea Claudia Freitas Ferreira
Andrea Ferreira
Grupo de Efeito de Interferentes Endócrinos sobre a Função Tireóidea:
Nosso grupo estuda o efeito de interferentes endócrinos sobre a função tireoidea. Sabe-se que algumas substâncias, às quais estamos expostos em nosso dia-a-dia, interferem no funcionamento do sistema endócrino e que a prevalência de obesidade tem aumentado muito nas últimas décadas. É possível que a interferência com o eixo tireoideo tenha contribuído para isso, uma vez que os hormônios tireoideos são importantes reguladores do metabolismo energético. Assim, temos como objetivo estabelecer os impactos de tais compostos sobre a síntese e metabolismo dos hormônios tireoideos, assim como a repercussão sobre o ganho de peso/obesidade.
Bianca Ortiz Da Silva
Bianca Ortiz
 
Bianca Pizzorno Backx
 
Carolina Alvares Da Cunha De Azeredo Braga
Carolina Braga
 
Fabiana Avila Carneiro
Fabiana Carneiro
 
Francisco Jose Pereira Lopes
Francisco Lopes
Grupo de Biologia do Desenvolvimento e Sistemas Dinâmicos:
Estudamos formação de padrões de expressão gênica em Drosophila melanogaster combinando técnicas experimentais e teóricas. Buscamos entender os mecanismos de resistência de células tronco a terapias anticâncer usando a Drosophila como organismo modelo. Aplicamos a teoria de sistemas dinâmicos para identificar propriedades emergentes em sistemas biológicos como biestabilidade e frentes de onda. Estudamos também a teoria de sedimentação em ultracentrífugas, buscando uma generalização da formulação para o equilíbrio de sedimentação. Utilizamos técnicas como Biologia Molecular, microscopia confocal, espectroscopia de correlação de fluorescência, análise de imagens, modelos teóricos de reação-difusão, programação em Matlab, Maple e Scilab, bem como análise e processamento de imagens.
http://www.researcherid.com/rid/B-4744-2008
http://lattes.cnpq.br/9802541551771948
Geronimo Perez
Geronimo Perez
 
Gisele Cardoso De Amorim
Gisele Amorim
 
Herbert Leonel De Matos Guedes
Herbert Guedes
 
Janaina Fernandes
Janaina Fernandes
 
Jasmin
Jasmin
 
Juliany Cola Fernandes Rodrigues
Juliany Rodrigues
 
Karim Dahmouche
Karim Dahmouche
Grupo de Materiais Híbridos Orgânicos-Inorgânicos de Interesse Tecnológico:
O grupo de pesquisa " Materiais Híbridos Orgânicos-Inorgânicos de Interesse Tecnológico" se enquadra na área de pesquisa de preparação, caracterização e aplicação tecnológica de materiais híbridos e nanocompósitos orgânicos-inorgânicos poliméricos no Campus de Xerém da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As temáticas centrais do grupo envolvem o desenvolvimento de materiais híbridos e nanocompósitos poliméricos com diferentes características (condutores iônicos híbridos sólidos, materiais híbridos para encapsulamento e liberação controlada ou prolongada de fármacos ou outros ativos) visando várias aplicações como medicamentos mais eficientes ou celulares solares. É estudada a influência dos parâmetros de síntese sobre a estrutura e as propriedades dos materiais desenvolvidos, empregando as diferentes técnicas disponíveis no Campus de Xerém da UFRJ, no Instituto de Macromoléculas (IMA) da UFRJ e na Faculdade de Farmácia da UFRJ e as infraestruturas do LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, Campinas) onde são realizadas experiências de Espalhamento de Raios-X em baixos ângulos (SAXS).
Kleber Luiz De Araujo E Souza
Kleber Souza
 
Leandra Santos Baptista
Leandra Baptista
Grupo CTAB (Células-tronco aplicadas à biofabricação):
A biofabricação tem configurado um novo cenário em medicina regenerativa buscando resolver de forma harmônica os alicerces da engenharia de tecidos, associando suporte, células e fatores tróficos diversos. O nosso principal objetivo é o desenvolvimento de uma inovadora tecnologia para a biofabricação 3D de tecidos autógenos, com base no princípio bottom-up da engenharia de tecidos, apresentando como objetivos específicos: a) Padronização e início do processo de robotização da etapa de semeadura do cultivo de esferóides em hidrogel micromoldado. b) Produção dos esferóides de cartilagem e osso a partir de células-tronco de tecido adiposo humano. c) Busca por biomarcadores de formação de cartilagem e osso. d) Uso dos esferoides para ensaios de toxicologia in vitro.
Leonardo De Castro Palmieri
Leonardo Palmieri
 
Luisa Ketzer
Luisa Ketzer
 
Luis Oliveira
Luis Oliveira
 
Marcel Menezes Lyra Da Cunha
Marcel Cunha
 
Maria Cecilia Menks Ribeiro
Cecilia Menks
 
Mariella Alzamora Camarena
Mariella Camarena
 
Raquel Soares
Raquel Soares
Grupo de Toxicologia de cianobactérias e cianotoxinas (estudos in vivo), toxicologia de nanopartículas (estudos in vivo) e Aplicação de nanopartículas no tratamento de água contaminada com cianotoxinas.
Roberto Jakomin
Roberto Jakomin
 
Robson Roney Bernardo
Robson Bernardo
 
Silas Pessini Rodrigues
Silas Rodrigues
 
Victor Tulio Ribeiro De Resende
Victor Resende
 
Viviane Silva De Paula
Viviane Paula
Grupo de Biologia Estrutural de proteínas e receptores de membrana:
Nós estudamos proteínas do sistema imune que desempenham papéis importantes na saúde humana, doenças infecciosas e câncer. Para desempenhar o seu papel, essas proteínas devem interagir com biomoléculas, como por exemplo outras proteínas, peptídeos e glicosaminoglicanos. Elucidar essas interações moleculares, em alta resolução, fornecerá informações para a compreensão da bioquímica da patogênese. Para alcançar nossos objetivos, empregamos uma variedade de técnicas biofísicas de última geração, incluindo espectroscopia de fluorescência, RMN em solução e modelagem computacional. Determinar a base molecular das interações proteína-proteína e sua dinâmica ajudará a compreender os mecanismos biológicos fundamentais para o desenvolvimento de novas moléculas terapêuticas.
CAPES logo faperj logo cnpq UFRJ UFRJ Xerém
UFRJ NUMPEX-BIO / Polo Xerém
Desenvolvido por: TIC/UFRJ