O Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia está voltado ao aprofundamento da formação em conteúdo e científica, com ênfase na aplicação de uma formação prática baseada em experimentos simples e efetivos, ampliando assim a experiência dos professores dos ensinos fundamental e médio, capacitando-os a elaborar novas técnicas e processos usando o método científico e a aplicar conhecimentos, tecnologias e resultados científicos para (a fim de desenvolver, junto aos alunos, os conhecimentos de maneira significativa e adequada aos parâmetros curriculares estabelecidos pelo MEC) transmitir com eficiência o conteúdo programático exigido pelo Ministério da Educação. Essa iniciativa tem como objetivo final formar mestres, professores de Biologia, efetivamente capacitados para o ensino contemporâneo com aprendizado permanente e qualificados para a cidadania.
Com isso, o Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem por objetivos:
1. Formação científica, com ênfase na ampliação da experiência científica do professor-aluno em laboratórios de pesquisa da UFRJ, modificando sua visão da Biologia e incorporando a seu discurso as premissas básicas do método científico;
2. Formação teórico-prática complementar, onde o professor-aluno terá acesso através de aulas teóricas e práticas de conceitos novos e atualizados nas diferentes disciplinas do conhecimento na área da Biologia. Para tal, será utilizada uma escola pública estadual como modelo experimental para o desenvolvimento de aulas práticas;
3. Desenvolver ou acompanhar atividades de pesquisa científica em temas atuais da Biologia que os habilitem para uma melhor compreensão dos diferentes conteúdos;
4. Desenvolvimento e avaliação de métodos, materiais didáticos e práticas para o ensino de Biologia de níveis fundamental e médio;
5. Estimular os professores a se dedicarem integralmente à Escola.

 

META:
Formar mestres, professores dos ensinos fundamental e médio, capacitados para atuarem como importantes transformadores do espaço físico da escola ensinando seus alunos a interpretar fatos e fenômenos sob o olhar da ciência, de forma que eles possam empregar no seu dia-a-dia toda a teoria e prática aprendida na escola.

 

RESULTANTE:
Formar mestres, professores reflexivos e críticos nos diferentes conteúdos da Biologia que saibam pesquisar, localizar no futuro a pesquisa que interesse a sua profissão, incluir a pesquisa na sua atividade profissional, de forma que eles possam estar em contínua autoformação atuando como promotores e partícipes de uma Escola que se encontra em ininterrupta formação profissional, consequentemente habilitando o aluno para atuar no mercado de trabalho e exercer a cidadania em plenitude.

 

PERFIL PROFISSIONAL
Profissional capaz de questionar a maneira como, em geral, se estuda na escola de ensino básico, ampliando as ações pedagógicas com pesquisas, elaboração, leituras sistemáticas, desconstrução e reconstrução dos objetos de estudo na área de Biologia.
Capaz de conduzir suas atividades considerando o protagonismo do aluno na construção do conhecimento significativo, para que este entenda que estudar é a dedicação sistemática à reconstrução do conhecimento, na condição de sujeito capaz de interpretar com autonomia, desconstruindo e reconstruindo compreendendo que o estudo bem feito sempre resulta em autoria, o que retira do interesse procedimentos de cópia, transmissão, aquisição e que não combina com receber conteúdos simplificados, abreviados, resumidos, via aula, de tal sorte que a tarefa que ainda resta para o aluno seria copiar e reproduzir.

UFRJ ProfBio / Polo Xerém
Desenvolvido por: TIC/UFRJ