O desenvolvimento de atividades de pesquisa científica no Polo Xerém era uma necessidade para que se estabelecesse o pleno funcionamento do Polo como Unidade da UFRJ, capaz de realizar atividades acadêmicas nos âmbitos do ensino de graduação e pós-graduação, extensão e pesquisa.

Com a recente chegada de módulos pré-montados no Complexo Tamoio (onde o Polo está instalado provisoriamente), um espaço de 90 m²  foi disponibilizado para o NUMPEX-BIO em maio de 2012. Docentes do Polo de diferentes áreas relacionadas à Biologia se reuniram com o intuito de elaborar um projeto multidisciplinar de pesquisa para arrecadação de recursos financeiros, o qual foi submetido à Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da UFRJ. Após a análise, um recurso no valor de 600 mil reais foi liberado para a compra de equipamentos, o que permitiu que ocorresse a implantação do primeiro laboratório de pesquisa no Polo Xerém.

A partir do depósito do recurso em junho de 2012, se iniciou o planejamento do laboratório com a formação de uma comissão de implementação (composta de 4 docentes e 1 técnico de laboratório). Após quatro meses de trabalho, a etapa de implementação chegou ao fim em 1º de outubro de 2012. Durante este processo, houve a aquisição da infraestrutura do laboratório que inclui: mobiliário, estrutura hidráulica e elétrica, além de cerca de 143 equipamentos que contemplam três grandes áreas do conhecimento da Biologia: Bioquímica, Biologia Celular e Biologia Molecular.

Em paralelo, os professores Andrea Ferreira e Kleber Souza, através do Mestrado Profissional sediado no Polo Xerém, submeteram um dos projetos que coordenam à CAPES, por meio do edital Pró-Equipamentos Institucional N°:024/2012, com a intenção de adquirir alguns equipamentos para pesquisa a ser realizada no NUMPEX-BIO. Além disso, no mesmo período, também foi submetido a FAPERJ através do edital Programa Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro Nº21/2012 um projeto coordenado pelo professor Adalberto R. Vieyra do IBCCF/UFRJ, contando com a participação de 12 docentes do Polo, também visando a aquisição de equipamentos importados e recursos para materiais de consumo para o laboratório de pesquisa. Ambos os projetos foram aprovados e os recursos estão sendo disponibilizados. E antes mesmo da criação do NUMPEX-BIO, a professora Juliany Rodrigues, também através do Mestrado Profissional, já havia adquirido através de um projeto aprovado pelo edital Pró-Equipamentos Institucional N°:025/2011, um microscópio de fluorescência de alta qualidade.

Com isso, importantes equipamentos importados foram adquiridos, tais como: fluorimetro Spectra Maxx – Molecular Devices, citômetro de fluxo Accuri C6 – BD, fotodocumentador LAS500 - GE e microscópio invertido DMI 6000 - Leica.

Abaixo estão relacionados todos os integrantes que participaram da criação do NUMPEX-BIO e suas contribuições.

 

 

Comissão de Implantação: Carolina Braga, Juliany Rodrigues, Raquel Soares, Victor Resende (Docentes) e Brunno Verçoza (Técnico de Laboratório).

 

Coordenação do Laboratório: Carolina Braga, Juliany Rodrigues, Julieta Schachter e Victor Resende.

 

Participantes do Projeto submetido à Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da UFRJ: Andrea Ferreira, Carolina Braga, Danielle Santos, Eliane Ferreira, Fabiana Carneiro, Francisco Lopes, Herbert Guedes, Janaina Fernandes, Juliany Rodrigues, Kildare Miranda (Docente colaborador IBCCF – UFRJ), Kleber Souza, Leandra Baptista, Lilian Costa, Luiza Ketzer, Melissa Gutarra, Nielson Ribeiro, Paulo Dorneles, Raquel Soares, Rodrigo Figueiredo e Victor Resende.

 

Participantes do Projeto Pró-Equipamentos Institucional N°025/2011 - CAPES: Juliany Rodrigues, Kleber Souza (Coordenadores), Andrea Ferreira, Daniele Santos, Eliane Ferreira, Emiliano Medei, Fabiana Carneiro, Geraldo Cidade, Janaína Fernandes, Leandra Baptista, Lilian Costa, Marisa Suarez, Raquel Soares, Renato Dorneles e Rodrigo Figueiredo.

 

Participantes do Pró-Equipamentos Institucional N°024/2012 - CAPES: Andrea Ferreira e Kleber Souza (Coordenadores), Daniele Santos, Eliane Ferreira, Emiliano Medei, Fabiana Carneiro, Geraldo Cidade, Janaína Fernandes, Juliany Rodrigues, Leandra Baptista, Lilian Costa, Marisa Suarez, Raquel Soares, Renato Dorneles e Rodrigo Figueiredo.

 

Participantes do Projeto Programa Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro Nº21/2012 - FAPERJ: Adalberto Vieyra (Coordenador), Carla Polycarpo (Docente colaborador IBQM – UFRJ), Carolina Braga, Fabiana Carneiro, Francisco Lopes, Geraldo Cidade, Juliany Rodrigues, Joana Zanol, Julieta Schachter, Lilian Costa, Luisa Ketzer, Luisa Pitaluga, Marisa Suarez, Raquel Soares e Victor Resende.

 

 

CAPES logo faperj logo cnpq UFRJ UFRJ Xerém
UFRJ NUMPEX-BIO / Polo Xerém
Desenvolvido por: TIC/UFRJ